O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República. O decreto de nomeação foi publicado na tarde desta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU).
Gonet foi aprovado pelo Senado na quarta-feira (13), após uma intensa sabatina, junto com o ministro da Justiça, Flávio Dino, aprovado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
O mandato do procurador-geral da República é de dois anos, sendo permitida uma recondução. Automaticamente, Paulo Gonet assume a presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Currículo
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Ele ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e desde 2012 ocupa o cargo de subprocurador-geral da República, último nível da carreira. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.