O estado da Bahia, governado pelo PT há 17 anos, registrou na última quarta-feira (22) o pior índice de desemprego do Brasil, no terceiro trimestre do ano. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
De acordo com os dados, a Bahia registrou um índice de desemprego de 13,3%, seguido de Pernambuco, com 13,2%, e do Amapá, com 12,6%. A taxa se manteve estável em relação ao primeiro semestre, quando registrou 13,4%.
Já os menores índices foram registrados em Rondônia, com 2,3%, Mato Grosso, com 2,4%, e Santa Cataria, com 3,6%. A taxa nacional também reduziu de 8% para 7,7%.
Segundo o líder da bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), o problema do desemprego no estado é crônico e o governo do PT não tomou nenhuma medida em duas décadas para combater com seriedade. “O governo perdeu completamente a capacidade de gerar empregos e ainda dificulta a vida de quem poderia estar ajudando a Bahia a sair dessa posição desonrosa”, disse o político.