Tomaram posse, nesta quarta-feira (22), três novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com as posses de Daniela Teixeira, José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, a Corte passa a ter 32 ministros, restando ainda uma vaga a ser preenchida.
A solenidade na sede do STJ, em Brasília, contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Os três novos ministros foram sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 23 de outubro, sendo aprovados pelo plenário em seguida.
de Daniela Teixeira, José Afrânio Vilela e Teodoro Santos foram indicados para ocupar as vagas dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi, que se aposentaram no 2º semestre de 2022, e Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, que morreu em abril deste ano. Eles poderão ficar no tribunal até completarem 75 anos, quando terão de se aposentar compulsoriamente.