A proposta do senador Marcelo Castro (MDB) de cobrar royalties sobre energia eólica e solar foi alvo de chacota do ex-deputado estadual Robert Rios Magalhães (sem partido).
Em alguns grupos de WhatsApp o ex-deputado disse que queria ir ao Centro da capital, mas que não tinha dinheiro “pra pagar a taxa de sol”. “Amigos eu queria ir até o centro da cidade, mas o sol tá muito forte e eu não tenho dinheiro pra pagar a taxa de sol”, escreveu.
- Foto: Divulgação/WhatsAppRobert faz chacota com proposta de Marcelo Castro
Taxar o sol e vento
A ideia do senador é aproveitar as discussões sobre reforma tributária no Congresso para criar a possibilidade de cobrança de taxa sobre a energia solar e a eólica.
A proposta visa incluir na Constituição como “bens da União” os potenciais de energia eólica e solar, permitindo a cobrança de participação ou compensação financeira em articulação com os estados. “O vento não é propriamente uma jazida, mas tem em alguns lugares e em outros não. A minha emenda tenta fazer com que os estados com potencial de vento e sol tenham algum benefício, já que hoje eles não têm nenhum”, disse Marcelo.
NOTÍCIA RELACIONADA
Marcelo Castro quer criação de taxa sobre energia do sol e do vento
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |