O deputado estadual Fábio Novo (PT), atual secretário de Cultura do Estado e ex-presidente do partido a que pertence, confidenciou, no início da tarde desta quinta-feira (19) para este repórter, que acredita mais "numa aliança formal do PT com o PSDB para 2018 do que com o PMDB".
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Deputado Fabio Novo
Na opinião de Fábio Novo é mais provável esse cenário para 2018 "porque existe hoje uma grande afinidade entre o prefeito Firmino Filho e o governador Wellington Dias". O atual secretário de Cultura há tempos tem afinidade com o prefeito de Teresina por quem foi apoiado no início de 2015 quando disputou a presidência da Assembleia Legislativa e foi derrotado pelo atual presidente Themístocles Filho.
EXCLUSIVAS
Agora faz sentido
- Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho
Nos últimos dias políticos calejados têm perguntado por que Firmino "está incentivando" pessoas de sua confiança a entrarem para o PP. Diante da revelação de Fábio Novo, muita coisa faz sentido agora.
Estaria prevendo um veto?
Raciocinando em perspectiva, Firmino pode estar se precavendo para o caso de a direção nacional do PSDB vetar uma aliança formal com o PT no Piauí.
Nomes a altura
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Filiando essas pessoas no PP, teria nomes à altura para indicar para uma eventual chapa majoritária comandada por Wellington Dias em 2018.
Próximo de Wellington
Nos últimos anos Firmino Filho tem sido próximo de Wellington Dias e mantém com o governador não apenas uma parceria administrativa, mas um relacionamento de amizade.
Distante da campanha
- Foto: Lucas Dias/GP1Senador Elmano Férrer
É bom lembrar que Wellington não foi obstáculo para a reeleição de Firmino Filho em outubro do ano passado. Muito pelo contrário: manteve-se distante da campanha de Amadeu Campos, lançado por Elmano Férrer e que tinha um vice do próprio PT, Merlong Solano.
Lucy pode ser o nome
- Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho e sua esposa Lucy Silveira
Está praticamente certa a filiação Lucy Silveira ao Partido Progresista. Uma vez na agremiação de Ciro Nogueira, que muito provavelmente se coligará com o PT, Firmino poderia lançar mão do nome de sua mulher até mesmo para ser candidata a vice de Wellington. Ou não?
Teori só pode ser substituído por ocupante de sua vaga
- Foto: Nelson Antonie/FramePhoto/Estadão ConteúdoMinistro Teori Zavascki
O regimento interno do Supremo Tribunal estabelece o seguinte:
Artigo 38 o relator é substituído: artigo IV - em caso de aposentadoria, de renúncia ou morte: pelo ministro nomeado para a sua vaga.
Longo tempo
Portanto, a Lava Jato pode ficar parada por um bom tempo, até que os candidatos à vaga de Teori surjam e que o presidente Temer indique um nome e que o Senado o aprove depois de sabatina.
Homologaria delação
O ministro Teori Zavascki, que morreu ontem de uma queda de avião, homologaria a delação premiada da Odebrecht na próxima semana.
Vai pegar mal
- Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo Michel Temer
Vai pegar muito mal se o presidente Temer demorar na indicação de um novo nome para a vaga de Teori. Pegará muito mal também se o Senado da República criar obstáculos para aprovar o nome o mais rápido possível.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |