Nos últimos anos, a ciência tem explorado a ideia de que não temos apenas um cérebro, mas três: o cérebro propriamente dito (no crânio), o "cérebro" do intestino (o sistema nervoso entérico) e o "cérebro" do coração (o sistema nervoso cardíaco). Esses três sistemas se comunicam entre si e influenciam nossa saúde física, mental e emocional.
O Cérebro (Sistema Nervoso Central). É o centro do pensamento, da memória e do controle motor. Ele processa informações e comanda todas as funções do corpo.
O Intestino (Sistema Nervoso Entérico). Este é chamado de "segundo cérebro" porque possui milhões de neurônios que produzem neurotransmissores, como a serotonina.
O Coração (Sistema Nervoso Cardíaco). Já o coração tem uma rede de neurônios que se comunica diretamente com o cérebro, regulando emoções e influenciando a resposta ao estresse.
Equilibrar os três "cérebros" é fundamental para uma vida saudável. Um intestino saudável melhora o humor e a cognição, um coração equilibrado reduz o estresse e melhora o bem-estar emocional, e um cérebro funcional mantém o corpo e a mente em harmonia. A chave está em hábitos saudáveis que promovam essa interconexão.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1