Para um idoso melhorar sua capacidade de caminhar, é fundamental investir no fortalecimento dos membros inferiores, e não realizar caminhadas na esteira, como observamos com frequência nas academias. O processo de envelhecimento provoca naturalmente uma perda de massa muscular, especialmente nas pernas, o que afeta diretamente a qualidade da marcha. Músculos mais fracos tornam a caminhada menos eficiente e aumentam o risco de quedas.
O treinamento de força para os membros inferiores, como o fortalecimento de músculos como quadríceps, glúteos, panturrilhas e tibial anterior, é essencial para garantir uma boa sustentação do corpo, equilíbrio e controle dos movimentos. Exercícios de resistência, como o uso de pesos ou elásticos, são mais eficazes para aumentar a força muscular, ajudando o idoso a caminhar com mais segurança e estabilidade.
Focar apenas na caminhada na esteira, sem esse trabalho de fortalecimento, pode até manter uma certa mobilidade, mas não resolve o problema central da perda de força muscular.
Assim, para realmente melhorar a qualidade da caminhada e promover a autonomia do idoso, o fortalecimento dos membros inferiores é indispensável.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1