A prática regular da musculação vai muito além da busca por um corpo esteticamente agradável. Ter músculos fortes e bem desenvolvidos é, na verdade, um dos pilares para uma vida saudável e equilibrada em todas as fases da vida. A musculação é importante para toda a população, pois fortalece não apenas o corpo, mas também a saúde em geral.

Músculos fortes desempenham um papel fundamental na proteção do nosso sistema esquelético, evitando lesões e diminuindo o risco de quedas, especialmente em idosos. Além disso, a musculação melhora a postura, previne dores crônicas e aumenta a mobilidade, permitindo uma vida mais ativa e autônoma.

Foto: Divulgação
Professor Demóstenes Ribeiro

Do ponto de vista metabólico, ter mais massa muscular auxilia no controle do peso corporal e no combate à obesidade, pois os músculos aumentam o gasto calórico, mesmo em repouso. Isso também ajuda a prevenir doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, já que músculos mais fortes melhoram a sensibilidade à insulina e o controle dos níveis de glicose no sangue. Além de também melhorar o aspecto cardiovascular.

Portanto, ter músculos vai muito além de uma questão estética. Eles representam uma base sólida para uma vida saudável, protegendo o corpo, prevenindo doenças e garantindo mais qualidade de vida para todos.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1