O consumo excessivo de açúcar pode trazer uma série de riscos para a saúde. O açúcar adicionado em alimentos e bebidas, além de aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2, também está associado a doenças cardíacas, cáries dentárias e até mesmo a certos tipos de câncer.
Quando consumido em excesso, o açúcar pode levar ao ganho de peso, pois fornece calorias vazias, ou seja, calorias sem valor nutricional. Além disso, o consumo frequente de açúcar pode levar a picos e quedas rápidas nos níveis de açúcar no sangue, o que pode resultar em fadiga, irritabilidade e até mesmo dificuldade de concentração.
O açúcar também pode causar danos aos dentes, pois fornece alimento para as bactérias presentes na boca, que produzem ácidos que danificam o esmalte dos dentes, levando à formação de cáries. Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode aumentar o risco de doenças cardíacas, aumentando os níveis de triglicerídeos e o risco de pressão alta.
Para reduzir os riscos à saúde associados ao consumo de açúcar, é importante limitar a quantidade de açúcar adicionado em alimentos e bebidas, optando por alimentos mais naturais e evitando alimentos processados e bebidas açucaradas. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos (sejam eles quais forem) regularmente para manter uma boa saúde geral.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1