O esporão calcâneo é uma condição óssea que afeta o calcanhar, caracterizada por um crescimento anormal de osso na parte inferior do osso do calcanhar. Geralmente, é associado a uma inflamação crônica da fáscia plantar, chamada de fascite plantar.

Os sintomas incluem dor aguda no calcanhar ao caminhar ou ficar em pé, especialmente após períodos de repouso. A dor pode diminuir ao longo do dia à medida que o tecido se aquece, mas pode retornar após atividades prolongadas.

O tratamento frequentemente envolve medidas de autocuidado, como descanso, aplicação de gelo, uso de palmilhas ortopédicas para suporte adequado do arco do pé, calçados confortáveis.

Foto: Reprodução
Fortalecimento da panturrilha faz parte da prevenção do esporão calcâneo

Mesmo tendo esporão calcâneo, é importante não deixar de praticar atividade física. Mas alguns cuidados são importantes, tipo: evitar atividades de impacto (corrida em esteira, caminhadas longas) e priorizar trabalho de alongamento da panturrilha e musculação.

Medicamentos anti-inflamatórios também podem ser prescritos para reduzir a dor e a inflamação.

Em situações mais graves e persistentes, o médico pode sugerir terapias mais avançadas, como injeções de corticosteroides no calcanhar ou, em casos extremos e raros, intervenção cirúrgica para remover o esporão.

É fundamental procurar orientação médica para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado, uma vez que cada caso pode variar em gravidade e requerer abordagens específicas para alívio da dor e recuperação.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1