A prática regular de atividade física proporciona diversos benefícios para a saúde, como melhoria na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças cardíacas e fortalecimento dos ossos. Além disso, os exercícios físicos ajudam a prevenir a constipação, pois influenciam no funcionamento do intestino.
A constipação ocorre quando o trânsito intestinal é mais lento, levando a dificuldades para evacuar. A atividade física pode ajudar a estimular o sistema digestivo e melhorar a função intestinal. O mais importante é não ser sedentário; para isso, é fundamental "se mexer", não importando muito a forma de atividade. Logo, exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, musculação moderada ou ciclismo, ajudam a aumentar a frequência cardíaca e estimulam os movimentos intestinais, facilitando a passagem das fezes.
Além disso, atividades que envolvem movimentos abdominais, como yoga e Pilates, podem fortalecer os músculos abdominais, auxiliando no funcionamento regular do intestino. Para um bom funcionamento do intestino, é fundamental ingerir água com frequência, mesmo que não sinta sede. Assim como adotar uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais e grãos integrais para potencializar os efeitos positivos da atividade física na regularidade intestinal.
Dicas que ajudam na evacuação:
1. Manter-se hidratado; beber um copo d'água em jejum é importante. Portanto, é recomendável manter uma garrafa de água grande e reutilizável por perto ao longo do dia.
2. Consumir alimentos e bebidas hidratantes, como leite, suco, chá ou café (que também podem estimular a vontade de evacuar).
3. Incluir frutas frescas na dieta, como melão ou uva.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1