Em publicação de maio de 2020 do American Journal of Preventive Medicine, foi divulgado que a musculação é no mínimo tão eficiente quanto os exercícios aeróbicos para diminuir mortalidade por todas as causas e superior para reduzir a mortalidade por câncer.

Na década de 80, muitos trabalhos foram feitos mostrando os benefícios dos exercícios aeróbicos para a saúde, mas um entendimento errado que se fazia era que apenas esses exercícios eram saudáveis.

Foto: Divulgação/Demóstenes Ribeiro
Atividade física diminui risco de mortalidade

Mais recentemente foi comprovado que não somente as atividades aeróbicas eram importantes para a saúde, mas também toda e qualquer prática de atividade física também era importante para reduzir a mortalidade, desde que acumule pelo menos 150 minutos de atividade física semanal.

A explicação mais aceita é que o grande fator estimulante à saúde é a produção de miocinas pelos músculos em atividade. Essas substâncias reduzem a inflamação basal no sistema cardiovascular, assim como em todo o organismo.

E de todos os tipos de atividades físicas, é a prática da musculação que mais estimula a produção dessa substância (miocina).

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1