Fechar
GP1

Musculação é a melhor opção para o diabetes

A prática faz com que a glicose entre mais facilmente na célula, diminuindo assim a taxa de glicose.

Apesar de ser bastante difundida a ideia de que a prática de exercícios físicos contribui para a prevenção e o controle de doenças como diabetes, estudos sugerem que a musculação traria mais benefícios do que o exercício aeróbico para diabéticos.

Em pesquisa conduzida por especialistas dos departamentos de fisioterapia e endocrinologia do Hospital Geral de Cingapura, foi comprovado que a musculação é a melhor atividade para diabéticos, pois sua prática faz com que a glicose entre mais facilmente na célula, diminuindo assim a taxa de glicose sanguínea.


Foto: Arquivo pessoalMusculação é a melhor opção para o diabetes
Musculação é a melhor opção para o diabetes

Na pesquisa, ambos os tipos de exercícios (aeróbicos e musculação) promoveram impacto positivo na saúde, correlacionando-se com a melhora no controle do diabetes. Entretanto, o grupo que realizou a musculação por oito semanas apresentou resultados positivos em mais aspectos da qualidade de vida.

Outro cuidado com o diabético que pratica atividade física é o controle glicêmico antes e após o exercício. Em diabéticos, deve-se evitar a prática de exercícios se a glicemia estiver acima de 250 mg/dl em jejum. Se a dosagem estiver abaixo de 100 mg/dl, deve-se ingerir algum alimento à base de carboidrato durante ou após o exercício para evitar a hipoglicemia.

Em relação à forma de fazer os exercícios, seguimos as diretrizes do American College of Sports Medicine (ACSM) que orientam que adultos realizem 30 minutos ou mais de atividade física com intensidade moderada pelo menos 5 dias por semana, ou 20 minutos de atividade física de intensidade vigorosa pelo menos 3 dias por semana.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.