A cidade de Aroeiras do Itaim no Piauí, distante 330 km de Teresina, desperta atenção de qualquer visitante. Isso porque a sede da prefeitura funciona em um casebre, assim como a delegacia e as secretarias, que ocupam casas residenciais. O município piauiense está há mais de 20 anos sob o comando da família do ex-prefeito Gilmar de Deus .
A única construção significativa no município foi de um hospital que, ironicamente, permanece fechado devido à falta de profissionais — sem técnicos, enfermeiros ou médicos o hospital não pode operar.
Gilmar de Deus responde a diversos processos judiciais e já chegou a ser preso, mas isso não impediu que sua família continuasse exercendo grande influência na política local. O atual prefeito, Bill de Deus , irmão de Gilmar, resolveu não se candidatar novamente nestas eleições para poder apoiar Wesley de Deus, seu sobrinho, que busca a sua vez como candidato nas eleições deste ano, tentando perpetuar o domínio da família no município e manter o poder em suas mãos.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1