Um grupo numeroso de pré-candidatos a vereador da Federação PSDB e Cidadania está a caminho da base de sustentação do pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, o deputado Fabio Novo . O grupo recorreu ao ex-senador João Vicente Claudino para fazer a ponte nesse diálogo. Apesar de não estar mais na legenda tucana, JVC tem respaldo no time de Fábio, que aliás, esteve reunido com o ex-senador no início dessa semana, como revelado em primeira mão pelo GP1 .

Nessa quinta-feira (04), 18 dos 28 pré-candidatos da federação estiveram com os articuladores da pré-campanha de Fábio e, conforme apurado por este Colunista, a conversa foi extremamente positiva.

Foto: GP1
Fábio Novo e João Vicente Claudino

Os demais pré-candidatos deverão ser ouvidos em uma oportunidade breve. Mas, a tendência é que o alinhamento seja firmado em breve.

Pré-candidatura de faz de conta

Além disso, é grande a resistência do time proporcional à pré-candidatura do advogado Jorge Lopes, isso porque eles não enxergam viabilidade em um projeto próprio.

Rapidinhas

Juíza nega novo pedido de soltura ao dono da Mont Real Construtora

A juíza de Direito titular da 2ª Vara da Comarca de Presidente Dutra, Cristina Leal Meireles, indeferiu o pedido de revogação da prisão do empresário Marcondes dos Santos Pereira, dono da Mont Real Construtora, acusado de aplicar golpes em vítimas do setor imobiliário na cidade de Teresina-PI e em mais três estados, dentre eles o Maranhão, de onde se originou a mais nova decisão que negou a soltura.

Na decisão, assinada pela juíza Cristina Leal, no último dia 02 de julho, a defesa aponta que a conduta do indiciado não constitui crime, por ausência de dolo, revelando-se mero ilícito civil, não sendo caso de decretação de preventiva. Ademais, ressalta que o réu é primário e que a mera existência de inquéritos não pode servir como fundamento apto a autorizar a medida cautelar de restrição da liberdade.

Foto: Reprodução/WhatsApp
Marcondes dos Santos Pereira

A defesa esclareceu, ainda, que “Marcondes dos Santos é pai de filhos menores dependentes financeiramente, possui bons antecedentes, profissão definida e residência fixa. Por fim, ressalta que há grande lapso temporal entre a data dos fatos e a decretação da prisão do acusado”, destacou.

Sem delongas

Acompanhando a manifestação do Ministério Público, a juíza Cristina Leal foi bastante incisiva ao indeferir o pedido formulado pela defesa do réu e ressaltou que a decisão que decretou a prisão preventiva baseou-se na materialidade e indícios suficientes de autoria, consubstanciados nos depoimentos das vítimas.

“De início e sem tantas delongas, consigno que é caso de indeferimento do pedido em tela, em que pese a fundamentação do pleito nos autos não vislumbro a cessação dos motivos que fundamentaram a decretação da prisão preventiva do requerente, pois a ordem pública ainda reclama a sua custódia cautelar, sendo igualmente necessária por conveniência da instrução criminal e para garantia da aplicação da lei penal”, decretou a juíza.

Empresário acumula vítimas em quatro estados

Marcondes dos Santos Pereira está preso preventivamente pela 3ª Delegacia Seccional de Teresina, desde no dia 25 de março de 2024, quando foi localizado na cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí.

Na ocasião, foi dado cumprimento a mandados de busca e apreensão em um condomínio de luxo, localizado na zona sudeste da Capital piauiense. Ele é acusado de aplicar golpes em vítimas do setor imobiliário também nos estados do Maranhão, Tocantins e Alagoas.

Adolescente diz que matou rival porque vítima assaltou sua mãe

Em depoimento no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) um dos adolescentes capturados por envolvimento na morte de Rodrigo da Silva Franco afirmou que o matou, porque recentemente Rodrigo teria assaltado sua mãe e, em razão disso, resolveu se vingar tirando a vida do rival. A intenção, segundo do adolescente, era sequestrá-lo para somente depois cometer o crime, no entanto, a vítima empreendeu fuga e acabou sendo morta em via pública, na noite da última segunda-feira (02), no Parque Brasil.

Sem polarização

Fábio disse ainda que não se faz gestão sozinho e que não é estranho contar com alinhamento daqueles que defendem um nome para presidente considerando que, sendo eleito prefeito, ele vai administrar para todos e não para um segmento isolado da política. "Sendo eleito, o Fábio Novo não será prefeito só de um segmento da cidade e você não vence a eleição sozinho. Bom que o Fábio tem capacidade de convencer alguns eleitores que são do ex-presidente [Bolsonaro]. Isso mostra que estamos interessados em discutir política com P maiúsculo e que não será uma política apenas polarizada que existe esquerda ou direta. Eu sempre tenho dito que estamos fazendo em Teresina um movimento de reconstrução da cidade e nele cabem todas as pessoas que pensam primeiro na cidade. A gente esquece, inclusive, diferenças políticas. Que bom conquistar pessoas que também podem votar em outro presidente que pensam primeiro na cidade”, declarou Fábio.

Pré-candidatos

O petista ainda se manifestou sobre a participação na pré-campanha dos 240 pré-candidatos a vereador que compõem os oito partidos que estão em sua base de sustentação política. “Planejamos para até o dia 20 de julho participarmos do pré-lançamento dos 240 pré-candidatos a vereador. Desde que finalizamos a montagem das chapas até agora, temos trabalhado em média de três quatro reuniões por dia. Dos 240 já participamos do lançamento de 172 e ainda temos um certo número de pré-candidatos que estão agendando. É um time que está muito animado e forte. A partir do momento que a gente conversa com o time de cada pré-candidato, existe um engajamento maior e isso tem tido reflexo nas pesquisas de opinião pública”, relacionou Novo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1