Um interlocutor do Palácio de Karnak confidenciou à Coluna que o governador Rafael Fonteles (PT-PI) deverá indicar um de seus secretários para compor a segunda vaga de senador na chapa que será liderada por ele nas eleições de 2026. Nesse sentido, dois nomes estão em alta para o cargo: o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas , e o secretário de Educação, Washington Bandeira .

Embora a orientação do governador seja não falar no assunto e negar qualquer interesse político/eleitoral no futuro, os principais auxiliares do chefe do Palácio de Karnak têm se esforçado diuturnamente para alcançar bons indicadores nas áreas em que atuam, pois sabem que ter resultados positivos será a senha de acesso para a chapa majoritária de 26.

Foto: GP1
Chico Lucas e Washington Bandeira

Com isso, teoricamente, as duas vagas para o Senado Federal já estariam “preenchidas”, tendo em vista que o senador Marcelo Castro já tem a garantia de Fonteles de que vai tentar a reeleição via chapa governista.

Rapidinhas

E o PSD?

Nesse contexto, o PSD já deixou claro que quer um dos espaços de senador. O presidente regional da legenda, deputado federal Júlio César Lima , tem reiterado que quer concorrer a vaga em questão.

Foto: Alef Leão/GP1
Deputado Federal Júlio César

Júlio César sempre ressalta o potencial de seu partido que, de acordo com ele, vai sair ainda maior do processo eleitoral de 2024 e que, dessa forma, se credenciará e chegará ainda mais forte em 2026.

Sílvio Mendes x Fábio Novo

É natural que o candidato que comece na frente nas pesquisas caia um pouco ao longo do processo eleitoral. No entanto, as convenções sequer aconteceram e o que a pesquisa do Instituto GP1 mostrou, nessa terça-feira (28), foi uma queda considerável do candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, de cerca de 6,5%.

Foto: GP1
Sílvio Mendes e Fábio Novo

Em contrapartida, Fábio Novo, com o todo o apoio do governador Rafael Fonteles, surgiu tecnicamente empatado com o Sílvio nos dois cenários (estimulada e espontânea) . Os números por si só, devem ser balizadores dos próximos passos dos dois primeiros colocados. Uma queda significativa é preocupante para um lado, ainda mais tratando-se de empate técnico com o adversário.

Sílvio, que aparecia com liderança isolada, avaliou os números como uma tarefa nada fácil enfrentar os palácios da Cidade e do Karnak, porém, afirmou que conhece bem a cidade e que vai dar seu melhor, caso seja eleito, assim como fez quando administrou a cidade por dois mandatos consecutivos.

Pré-candidato sem voto

Um jovem jornalista que veio de longe para tentar emplacar em Teresina até agora não foi lembrado por nenhum eleitor na pesquisa do Instituto GP1 . Até os próprios colegas de trabalho fazem chacota no rádio, ao vivo, o chamando de pré-candidato sem voto e dizendo que o jovem postulante a vaga na Câmara não é muito afeito a críticas.

Cerco está se fechando

O DHPP avançou consideravelmente nas investigações envolvendo o assassinato do dono do Supermarcado Super Ferraz, Johnnie Walker de Araújo Andrade , ocorrido em 10 de maio. Uma ação recente, realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), chegou até um alvo que resolveu delatar toda a trama envolvendo a morte do empresário que, supostamente, estava envolvido com ações bem discrepantes da sua atividade comercial.

Foto: Reprodução/WhatsApp
Johnnie Walker de Araújo Andrade

Traficante está sendo monitorado

É questão de tempo para as forças de Segurança Pública chegarem até o mandante da morte de Johnnie Walker de Araújo Andrade. Não por acaso os três maiores departamentos de polícia de Teresina estão atuando para descortinar a organização criminosa envolvida no assassinato.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1