O tradicional grupo político do deputado estadual Bessah Filho (PP), conhecido como "Boca Preta", foi 'enxotado' da chapa do pré-candidato a prefeito de Oeiras, José Alberto (PSD). O parlamentar expressou sua frustração e lamentou a falta de prestígio de sua família nas discussões sobre o processo político do município.
Apesar das reclamações, Bessah admitiu que vai orientar o Progressistas em Oeiras a apoiar José Alberto, apoiado pelo atual prefeito, José Raimundo (PRD), na esperança de que, no futuro, os dois grupos possam retomar o diálogo.
“Nossa orientação é de que o PP não vá compor a chapa para estas eleições em Oeiras. A gente vai votar e recomendar voto para o pré-candidato do nosso grupo político [José Alberto]. Com relação a campanha, mais na frente, pode ser que a gente vá contribuir com a eleição municipal. Por enquanto, está descartada essa participação [em chapa da situação]. Há muito tempo que a minha família vem sendo excluída do processo político de Oeiras, então, passa a entender que nós não somos importantes para colaborar na campanha", lamentou o parlamentar.
O deputado estadual disse que no momento é prudente dar tempo ao tempo para que os dessabores possam ser superados. “A gente vai aguardar esse tempo, para os ânimos se acalmarem e lá na frente, a gente contribuir no que pode ajudar", finalizou Bessah Filho.
Rapidinhas
Inquérito arquivado
O juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Valdemir Ferreira Santos , acatou pedido do Ministério Público do Piauí e arquivou inquérito policial que investigava a morte de Herbertt Isaque Rosendo Lima, acusado de assassinar a tiros a blogueira Samynha Silva , no dia 01 de outubro de 2023, na zona leste de Teresina.
De acordo com o Ministério Público, o relatório elaborado pelo DHPP, responsável pelas investigações do caso, não apresentou indícios ou vestígios suficientes que justificassem a apresentação de uma denúncia com segurança. Os indícios obtidos durante a investigação sugerem que Herbertt Isaque morreu devido a um possível infarto, o qual, por sua vez, teria sido desencadeado pelo uso abusivo de cocaína, resultando em necrose dos tecidos cardíacos e baixo débito cardíaco.
Com base nesses elementos, o magistrado decidiu pelo arquivamento do inquérito policial.
Henrique Pires não vai votar em Fábio Novo
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) não vai votar no deputado estadual Fábio Novo (PT), que está como pré-candidato a prefeito de Teresina. Isso porque, depois de 20 anos, o parlamentar emedebista decidiu transferir o domicílio eleitoral da Capital para a cidade de Batalha.
Vai votar no Progressistas
No município, Henrique Pires vai acompanhar de perto a reeleição do prefeito José Luís, do Progressistas. Vale destacar que o parlamentar copiou a mesma estratégia do senador Marcelo Castro , presidente do Diretório do MDB, que mudou o local de voto de Teresina para São Raimundo Nonato, onde trabalha diuturnamente para eleger o pré-candidato a prefeito, Rogério Castro (MDB).
Águas de Teresina
A Coluna recebeu inúmeras reclamações de moradores relatando a buraqueira que a concessionária Águas de Teresina tem deixado, após os serviços de ampliação da rede de esgoto na Capital. Um trecho da Avenida Joaquim Ribeiro, entre a Avenida Maranhão e a Avenida Pedro Freiras é exemplo claro disso.
Reunião preparatória do G20 em Teresina
Inicia hoje (22), em Teresina, um encontro de três dias com reuniões preparatórias para o G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e terá as participações de 19 países membros, além da União Africana e a União Europeia.
De hoje até sexta-feira (24), a Capital Teresina receberá representantes de várias delegações, como parte das mais de 100 reuniões de trabalho e forças-tarefas que compõe o G20, tanto presenciais quanto virtuais, em nível técnico e ministerial, nas cidades-sede das cinco regiões do Brasil.
G20 Social
A finalidade é descentralizar as atividades, transformando o G20 um fórum mais acessível e representativo, culminando na Cúpula de Líderes do G20, no final do ano, no Rio de Janeiro.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1