A cúpula do PSD, liderada pelo deputado federal Júlio César , atua para apresentar uma chapa proporcional para a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2026, embora esteja em uma federação cruzada com o MDB. Deste modo, a Coluna fez um apanhado dos nomes que já estão no radar do partido para o processo eleitoral.
Para a Alepi, três deputados estaduais do Progressistas são esperados pelo PSD: Bárbara do Firmino , Dr. Thales Coelho e Marden Menezes , que, aliás, têm feito dobradinha com Georgiano Neto (MDB) em alguns municípios com vistas ao pleito que se aproxima, quando o emedebista deve retornar à legenda pessedista e buscar uma cadeira na Câmara.
Além do trio, o presidente da APPM Toninho de Caridade , Jonas Moura (ex-prefeito de Água Branca), Zé Raimundo (prefeito de Oeiras) e Júlio Filho também deverão integrar a chapa do Partido Social Democrático para a Assembleia.
Para a Câmara
Na corrida para a Câmara dos Deputados, é dada como certa a volta de Georgiano Neto para o PSD, por onde concorrerá a uma vaga federal e possivelmente na condição de puxador de votos, possibilitando, assim, a entrada de mais candidatos da chapa. Além dele, está sendo feito um movimento para manter o ex-deputado Fábio Abreu na sigla.
A fusão cruzada
Em 2022, os candidatos a deputados estaduais do PSD se uniram aos do MDB. Como consequência, os postulantes à Câmara Federal do Movimento Democrático Brasileiro partiram para a chapa do PSD.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1