A Coluna obteve acesso, com exclusividade, à relação com todos os 20 alvos de mandados de prisão da Operação Denarc 64, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí na última quinta-feira (14) no Piauí e na Paraíba, que desarticulou um grupo criminoso acusado dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro oriundo do Bonde dos 40.

Confira a relação completa com os 20 nomes:

Erisvaldo da Cruz Silva, Josimar Barbosa de Sousa, Tereza Cristina de Sousa Pacheco, Caio Felipe Pacheco Fortunato, Angelica Florinda Pacheco Barbosa Barros, Edney de Sousa, Aryana Alda Almeida Morais, Josiel Meneses de Carvalho Junior, Valdeci Soares da Silva, Artelindo Alves de Oliveira Filho, Carlos Eduardo de Carvalho Magalhaes, Walson Roberto de Assis Lira, Francis Helen Lopes Silva, Ednardo Lazaro Viana de Oliveira, Alandilson Cardoso Passos, Paulo Henrique Araujo de Moura – Pompom, Rita de Cassia Lima de Paiva, Hudson Dianini Silva de Oliveira, Jonatha Micael Máximo da Costa e Péricles José Torres Galindo Filho.

Foto: Divulgação/Ascom
Operação DENARC 64

Investigações iniciaram em 2022

As investigações do DENARC tiveram início em 2022, a partir de informações oriundas de extração de dados de celulares apreendidos, incluindo também o conjunto de provas do processo que determinou quebra de sigilo fiscal e bancário, além de relatórios de informação financeira.

Segundo a Polícia Civil, após a análise das informações, considerando-as em conjunto, foi possível identificar a atuação de suposta organização criminosa voltada a traficar entorpecentes, bem como a efetuar lavagem do dinheiro obtido com esta atividade, que envolveria a utilização de empresas de ‘’fachada’’, o que seria indicado por movimentações financeiras incompatíveis com a atividade em tese lícita desenvolvida pelos investigados.

Tais movimentações financeiras, com valores vultosos, considerando a atividade econômica de ‘’fachada’’, foram caracterizadas por fragmentação de depósito em espécie, recebimento de créditos com o imediato débito dos valores, transferências contumazes em benefício de terceiros, além de transações incongruentes com a renda declarada pelos investigados, o que acentuou a suspeita da origem ilícita das quantias em espécie.

Núcleo familiar foi preso

Na relação dos 20 alvos, quatro deles pertencem a um mesmo núcleo familiar: são empresários Josimar Barbosa de Sousa e Teresa Cristina de Sousa Pacheco, e os filhos do casal, o dentista Caio Felipe Pacheco Fortunato e a médica ginecologista Angélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa.

Foto: Reprodução/Instagram
Angélica Florinda, Josimar Sousa, Teresa Cristina e Caio Pacheco

Angélica Florinda foi para prisão domiciliar, em razão de estar amamentando uma criança de 3 meses de idade. Os demais membros da família que foram presos por ocasião da Operação Denarc 64 ainda estão reclusos no sistema prisional.

Para a Polícia Civil, Josimar Barbosa de Sousa é a peça principal no núcleo familiar e utilizava-se de CNPJs para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Rapidinhas

Polícia faz buscas para identificar autores de homicídios na Pedra Mole

A cúpula da Segurança Pública do Piauí já tem em mãos o nome de um suspeito de ser o autor do homicídio contra Raimundo Monteiro da Silva Neto, de 51 anos, que foi assassinado da Rua Gurupa, no bairro Pedra Mole, zona leste de Teresina.

Foto: Lucas Dias/GP1
Raimundo Monteiro, assassinado a tiros na Pedra Mole

Uma das hipóteses admitidas é que o autor do homicídio é o mesmo responsável por outro crime cometido na região em março deste ano, que teve como vítima uma senhora identificada como Regina Célia da Silva Magalhães, de 51 anos, que foi morta na porta de casa, durante um tiroteio.

Vítimas não tinham histórico com crimes

Um levantamento preliminar realizado pela Polícia Civil do Piauí não identificou, até o momento, nenhuma relação das vítimas com a prática de crimes. O estudante Pedro Leonardo da Silva Furtado, de 14 anos, era estudante da Escola Municipal Professor Itamar Sousa Brito, e foi morto depois que saiu do colégio e se aproximada de sua residência.

Foto: Reprodução/WhatsApp
Leonardo Furtado, aluno da Escola Municipal Professor Itamar Sousa Brito

Em menos de uma hora, Raimundo Monteiro da Silva Neto acabou sendo assassinado quando retornava do trabalho em sua bicicleta. Os dois casos estão sendo investigados pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1