Após se consolidar como uma das maiores forças políticas do Piauí, o PSD, que conquistou 65 prefeituras no estado, decidiu exigir um papel de destaque na chapa majoritária da base governista para as eleições de 2026. Liderado pelo deputado federal Júlio César e seu filho, o deputado estadual Georgiano Neto , o partido reivindica a vaga de vice-governador na candidatura à reeleição de Rafael Fonteles .

Foto: Lucas Dias/GP1
Rafael Fonteles, governador do estado do Piauí

A ascensão da legenda, que hoje possui um significativo capital político, e a habilidade de articulação de Georgiano Neto e Júlio César tornam difícil para o grupo governista ignorar suas demandas. Em busca de fortalecer sua posição, os dois se reuniram recentemente com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e um dos grandes caciques da política brasileira. O encontro teve como foco o saldo positivo do partido, que, além do Piauí, conquistou um total de 878 prefeituras em todo o país.

Foto: Lucas Dias/GP1
Júlio César e Georgiano Neto

Esses fatores tornam a reivindicação do PSD não apenas legítima, mas também difícil de ser desconsiderada pelo grupo governista, que precisa do partido para se fortalecer na disputa de 2026, especialmente com a oposição prometendo um embate significativo nas eleições.

No entanto, para garantir a vaga de vice, o PSD enfrentará um aliado poderoso: o MDB. Após uma reunião na segunda-feira (21), a cúpula do emedebismo deixou claro que não abrirá mão da vice-governadoria ocupada por Themístocles Filho nem da vaga do senador Marcelo Castro.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1