O Instituto de Criminalística vai realizar, no próximo dia 07 de janeiro de 2025, a reconstituição da ocorrência em que o sargento reformado da Polícia Militar do Piauí, João de Deus Teixeira dos Santos, morreu, após ter sido baleado em uma troca de tiros com o soldado Raimundo Linhares da Silva, da Polícia Militar do Maranhão, em 05 de novembro deste ano.
A informação foi confirmada à Coluna pelo diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, nesta segunda-feira (23).
A reprodução simulada do crime havia sido marcada para ocorrer na última sexta-feira (20), mas acabou sendo adiada em função da ausência de um dos peritos, que participaria da reconstituição. Testemunhas, além do soldado Raimundo Linhares da Silva, já foram convocados para participarem da simulação, que ocorrerá às 14h.
“Conversei com o delegado Danúbio sobre a necessidade de haver essa reconstituição para, realmente, colocar tudo de acordo com as circunstâncias e a dinâmica do fato narrado. Inclusive, eu já oficiei também a Polícia Militar para isolar o local e nós vamos refazer todos os detalhes da ocorrência, verificando a posição de cada um dos atores para que não reste dúvida dos fatos narrados naquele dia”, disse o delegado Barêtta.
Soldado Linhares está colaborando
Conforme o DHPP, o cabo Linhares, que efetuou os disparos na vítima durante uma discussão por uma vaga de estacionamento, em frente à residência do sargento da PM-PI, no Parque Sul, está colaborando com a investigação, desde o início.
Rapidinhas
Acusado de participação no duplo assassinato de irmãs é preso
O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) deu cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de um homem identificado como Tiago, suspeita de participação no duplo assassinato das irmãs Jocinéia Dias da Silva, de 23 anos, e Francinete Pereira da Silva Neta, de 24 anos, no residencial Edgar Gayoso, região da Grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.
O DHPP tomou conhecimento de que a Polícia Militar havia o prendido em função do crime de roubo e aproveitou a oportunidade para dar cumprimento à ordem judicial que determinava sua prisão, no bojo do inquérito que investigado o duplo assassinato das jovens.
O delegado Jorge Terceiro vai ouvi-lo formalmente durante o procedimento, que está em andamento, e resta ainda alcançar novas pessoas que já foram identificadas como partícipes do crime ocorrido no último dia 13 de novembro.
Procurador está de olho em empresas que fomentam trabalho escravo em obras de pavimentação
O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) reuniu representantes de órgãos públicos e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) para discutir estratégias para acabar com o trabalho escravo em obras de pavimentação no estado.
O encontro, liderado pelo procurador do Trabalho, Edno Moura, e pela Procuradora-chefe do MPT-PI, Natália Azevedo, levou a preocupação do órgão também ao Governo do Estado e às prefeituras de Altos e Monte Alegre do Piauí.
“Muitas vezes, o que acontece é que a empresa ganha a licitação para realizar a obra, subcontrata laranjas para executar os serviços que, por sua vez, para reduzir os custos e auferir alguma vantagem financeira, acabam submetendo os trabalhadores a situação análoga à de escravidão”, relatou o procurador do Trabalho, Edno Moura.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |