Fechar
GP1

Saúde

Piauí registra aumento de 88% nos casos de dengue

A Secretaria de Saúde informou que segue dando assistência a assistência necessária aos municípios.

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) registrou 7.008 casos prováveis de dengue nas 16 primeiras semanas de 2024, um aumento de 88% em relação ao mesmo período de 2023. Essa é a décima semana seguida em que a Pasta registra aumento nos números de ocorrências da doença.

O número de óbitos, entretanto, permanece o mesmo desde o boletim epidemiológico da semana passada, quando a Sesapi registrou o sexto óbito no estado, no município de João Costa.

Foto: DivulgaçãoMosquito da dengue
Mosquito da dengue

Do total de casos, a Sesapi confirmou que 11 se incluem no quadro de dengue grave, quando, de três a sete dias após o início dos sintomas tradicionais, o paciente entra em uma fase crítica, apresentando dor abdominal, vômitos, dificuldade de respirar, sangue nas fezes, entre outros.

Os dados constam no boletim epidemiológico de arboviroses, periódico semanal, que considera prováveis todos os casos inconclusivos, ignorados/brancos, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Posição da Sesapi

A Sesapi informou ao GP1 que segue dando a assistência necessária aos municípios, a exemplo do fornecimento de inseticidas para as cidades com maior incidência e autorização para uso do carro fumacê, que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

Confira abaixo alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue:

Vasos de planta

- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.

Descarte correto de objetos que acumulam água

- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.

Limpeza de calhas e caixas-d'água

- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.

Armazenamento de garrafas

- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.