Fechar
GP1

São Paulo - São Paulo

Rei do futebol, Pelé morre aos 82 anos em São Paulo

O eterno camisa 10 estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, onde lutava contra um câncer.

Hoje, os gramados dos estádios de futebol ficaram sem cor com a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, aos 82 anos. As arquibancadas, a partir de então, devem soar um tom abaixo para homenagear o maior de todos os tempos. O eterno camisa 10 estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde lutava contra um câncer no cólon.

Pelé deu entrada no hospital no dia 29 de novembro de 2022. Naquele momento, apesar de apresentar um quadro de edema generalizado e anasarca (inchaço generalizado), o Rei do Futebol estava no quarto e estável. A filha, Kely Nascimento, chegou a escrever em suas redes sociais que o pai estava “regulando medicamento”, escreveu a filha.

Foto: Twitter/Santos Futebol ClubePelé, o eterno camisa 10
Pelé, o eterno camisa 10

O Rei do Futebol foi diagnosticado com um câncer no cólon em setembro de 2021, quando fazia exames de rotina. No mesmo ano, Pelé fez uma cirurgia para retirada do tumor e ficou internado durante um mês até poder voltar para casa, onde morava com a esposa Márcia Aoki, de 57 anos.

Em fevereiro deste ano, Pelé foi diagnosticado com uma infecção urinária e esteve internado durante duas semanas. As idas do rei ao hospital, que aconteciam mensalmente, devido ao tratamento quimioterápico, sempre foram noticiadas com certo som de alerta. Era como se já estivesse previsto que algo pior aconteceria.

Por meio de boletim, a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte de Pelé às 15h27, em decorrência de falência multipla dos órgãos.

ALBERT EINSTEIN HOSPITAL ISRAELITA

Boletim médico

São Paulo, 29 de dezembro de 2022 - O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol.

Dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Rene Gansl, oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Alexandre Holthausen, cardiologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein

Mil gols! Mil gols! Mil gols! Só Pelé que jogou no meu Santos

Filho de seu Dondinho e dona Celeste Arantes, Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, em 23 de outubro de 1940. O apelido, que se tornou o nome mais conhecido do mundo, quando se fala de futebol, surgiu ainda na infância. Ele cresceu na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, aonde deu os primeiros toques na bola em um clube de futebol, mas em 1956 foi levado por Brito para o Santos Futebol Clube.

Então, com 15 anos, Pelé impressionou Lula, técnico santista, e assinou seu primeiro contrato profissional. Sua estreia enquanto profissional, aconteceu em 7 de setembro de 1956. O destaque começou a surgir em 1957, quando Pelé foi artilheiro do Santos com 57 gols. A atuação rendeu a Pelé sua primeira convocação para defender a seleção brasileira. Com o manto do Alvinegro de Vila Belmiro, o Rei marcou 1. 091 dos 1.282 gols de sua carreira.

Foto: Twitter/PeléPelé foi tricampeão Mundial com a seleção Brasileira em 58, 62 e 70
Pelé foi tricampeão Mundial com a seleção Brasileira em 58, 62 e 70

A camisa 10 passou a ter outro significado quando Pelé a vestiu. O Brasil, que havia sido derrotado pelo Uruguai, no Maracanã, na final da Copa do Mundo de 1950 e até então não tinha conquistado nenhum título, viu o jovem de 17 anos – marca até hoje não superada -, estrear e trazer a primeira das cinco taças que a seleção conquistou em todos estes anos.

Com a camisa do Santos, que defendeu durante toda sua carreira enquanto profissional, Pelé foi campeão Paulista (58, 60, 61, 62, 64, 65, 67, 68, 69, 73), da Libertadores da América (61 e 62), Campeonato Brasileiro (61, 62, 63, 64, 65, 68), do Mundial de Clubes (62 e 63), do torneio Rio-São Paulo (1959, 1963, 1964), Supercopa Sul-Americana (68). Com a camisa da seleção brasileira, Pelé foi campeão da Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970. No início dos anos 2000, foi eleito o atleta do século pela Fifa junto com Maradona, o atleta do século XX.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.