Com a conclusão da remoção dos corpos das 62 vítimas e dos motores e cauda do avião que caiu em Vinhedo (SP), os destroços serão enviados ao Centro de Investigação de Acidente Aeronáuticos (Cenipa), que divulgará um relatório preliminar sobre as causas do acidente em 30 dias.
Na última sexta-feira (9), um avião da companhia Voepass, com 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio residencial em Vinhedo, sem deixar sobreviventes. Até o momento, as autoridades confirmaram as seguintes informações:
Inicialmente, a VoePass noticiou que 61 pessoas tinham morrido após a queda do avião. Na manhã desse sábado (10), o número de mortes subiu para 62. A aeronave decolou às 11h56 e o voo seguiu tranquilo até as 13h20.
Vítimas confirmadas
Entre as vítimas, estão oito profissionais ligados ao Governo do Paraná, incluindo médicos e docentes da Unioeste. Outras vítimas incluem Rafael Fernando dos Santos e sua filha Liz, o árbitro de judô Edilson Hobold, o representante comercial Ronaldo Cavaliere, o casal Hiales Carpine Fodra e Daniela Schulz Fodra, as médicas residentes Arianne Albuquerque e Mariana Comiran, e a comissária de bordo Rubia Silva de Lima.
Possíveis causas do acidente
Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente, mas especialistas sugerem que o avião pode ter sofrido um estol devido à formação de gelo nas asas. A VOEPASS afirmou que todos os sistemas da aeronave estavam operando normalmente no momento da decolagem.
Aeronave e condições climáticas
O avião, um ATR-72-500, é conhecido por operar em pistas curtas e difíceis. No momento do acidente, havia instabilidade meteorológica na região, com formação de gelo e ventos fortes.
Investigações em andamento
A VOEPASS está colaborando com as autoridades e o Cenipa está conduzindo as investigações. A empresa reforçou que a aeronave estava em boas condições operacionais antes do voo. A empresa destacou que está prestando total assistência às famílias das vítimas e colaborando com as autoridades na investigação do acidente.
Ainda não se sabe exatamente o que levou à queda da aeronave. Investigações estão em curso para determinar as causas e responsabilidades do acidente.
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Nota Ministério Portos e Aeroportos
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.
O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).