A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), deu início à investigação do acidente aéreo ocorrido na tarde desta sexta-feira (9) na cidade de Vinhedo (SP), que deixou 61 mortos. Os investigadores já estão em posse da caixa preta da aeronave que caiu.

Foram recuperados os gravadores CVR (Cockpit Voice Recorder) e FDR (Flight Data Recorder), entretanto, o prazo para determinar as circunstâncias que ocasionaram a queda depende do grau de destruição dos equipamentos.

Foto: Reprodução
Vídeos mostram queda de avião em área residencial de Vinhedo (SP)

Em coletiva de imprensa, o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, afirmou que a análise será feira com a maior celeridade possível.

“A segurança de voo é a nossa prioridade máxima. A investigação será conduzida com rigor técnico, buscando não apenas identificar as causas do acidente, mas também fornecer recomendações que possam prevenir futuras ocorrências semelhantes”, afirmou o oficial.

A aeronave ATR-72, da companhia aérea VoePass, decolou de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos (SP). A bordo estavam 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas. Não houve sobreviventes.