Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé , morreu nesta sexta-feira (21) em Santos, São Paulo, aos 101 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. A mineira de Três Corações, mãe de Pelé, Jair (Zoca) e Maria Lúcia, estava hospitalizada há sete dias. Maria Lúcia, a filha mais nova, cuidava de Dona Celeste.
Dona Celeste foi casada com João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, até a morte dele em 1996. Pelé homenageou a mãe em 20 de novembro de 2022, agradecendo pelos ensinamentos de amor e paz. "Tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser seu filho", escreveu Pelé em suas redes sociais.
Apesar do talento inegável de Pelé para o futebol, Dona Celeste inicialmente resistiu à ideia de ver o filho seguir a carreira do pai, que foi prejudicada por contusões. Ela chegou a impedir que Pelé fosse contratado pelo Bangu, do Rio de Janeiro. Dondinho e Waldemar de Brito, famoso atacante das décadas de 1930 e 1940, tiveram que convencer Dona Celeste a permitir que Pelé se juntasse ao Santos em 1956.
O cortejo do corpo de Pelé em janeiro de 2023 passou em frente à casa de Dona Celeste, onde uma multidão se reuniu para prestar homenagens. Devido à saúde debilitada, ela não participou do velório do filho na Vila Belmiro. Embora a mãe do Rei do Futebol não tenha aparecido na janela, a família e os fãs mantiveram seu apoio e respeito.
Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, expressou seu pesar pela morte da avó nas redes sociais, desejando que ela descanse em paz. Dona Celeste, que sempre desejou que Pelé fosse uma boa pessoa, deixou um legado de fé e amor que marcou a vida do filho e de todos que a conheceram.