Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram nesta sexta-feira (01), durante um voo de instrução na cidade de Pirassununga, no Estado de São Paulo. As aeronaves, ambas do modelo T-27 Tucano, participavam do treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) quando se envolveram no acidente.
Um dos aviões conseguiu pousar com segurança, enquanto a outra caiu em um canavial e pegou fogo. Conforme divulgado pela FAB, o piloto da aeronave que caiu conseguiu se ejetar e acionar o paraquedas. Ele foi resgatado por uma equipe de salvamento.
As identidades e o estado de saúde dos dois pilotos não foram divulgados pela Força Aérea Brasileira. O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ( CENIPA ), para que seja elucidado as causas da colisão entre os aviões.
Modelo de treinamento
O avião modelo T-27 Tucano é utilizado em treinamento avançado da FAB. Lançado em 1984, a aeronave passou a fazer parte da instrução dos Cadetes e Aviadores no último ano de formação nas últimas quatro décadas.
Com 9,86 metros, a velocidade máxima atingida pelo T-27 Tucano é de até 528 km/h. A estrutura da cabine é similar ao avião de caça, e por isso contribui para que os cadetes se adaptem a esse tipo de aeronave.