O Ministério da Saúde confirmou, nessa quinta-feira (17), um caso da variante EG.5 da covid-19, no estado de São Paulo, sendo o primeiro registrado no Brasil. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 71 anos, que apresentou sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ela fez a coleta para exame laboratorial no dia 8 de agosto e está com o esquema vacinal completo. Além disso, segundo informações do centro, a paciente já está curada.
Aumento de casos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na última segunda-feira (14), que foram registrados cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 em todo o mundo, entre 10 de julho e 6 de agosto, o que representa um aumento de 80% em relação ao período anteriormente analisado. Por outro lado, as mortes registraram queda de 57%.
O aumento é referente à nova variação, confirmada em 51 países até então. Com o Brasil, são 52 países que confirmaram a presença da variante em seu território.
Vacinação
Em nota, o Ministério da Saúde alerta que a vacinação continua sendo a principal medida de combate à covid-19 e é necessário que as pessoas atualizem as doses de reforço.
Além disso, a Pasta ressaltou que está disponível em toda a rede do SUS, gratuitamente, o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo.
Ver todos os comentários | 0 |