A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma nota nesta segunda-feira (27), orientando aos pacientes hipertensos e cardiopatas sobre como proceder com relação à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o recolhimento de lotes do medicamento losartana.
Na última semana, a Anvisa anunciou o recolhimento de novos lotes de medicamentos com o princípio ativo losartana. Os remédios que são utilizados para o tratamento de casos de hipertensão e insuficiência cardíaca apresentam altos níveis de uma impureza chamada “azido”, considerada cancerígena.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), afirma que através de reunião concordou com a decisão da Anvisa e entrou em consenso, também, com o Ministério da Saúde.
Recomendações da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia)
1. Os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento.
2. Os pacientes que estão fazendo uso de um dos lotes interditados devem seguir as recomendações da Anvisa para a troca.
3. Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, os pacientes devem procurar atendimento médico.
A SBC afirmou que a decisão foge do princípio de falta de eficácia do medicamento, ou qualquer perigo na utilização, apenas os lotes contaminados que precisam ser substituídos.
A recomendação da Anvisa é que o paciente procure o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do laboratório (o número deve estar na caixa e na bula do medicamento) para se informar sobre como fazer a troca por um lote que não esteja contaminado.
Veja aqui os lotes que devem ser trocados.
Ver todos os comentários | 0 |