O nascimento prematuro é uma das principais causas da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade em escala global, em que o Brasil ocupa o 10º lugar do ranking.
Dessa forma, as campanhas que ocorrem durante o ‘Novembro Roxo’ existem para promover a conscientização da sociedade e explorar formas de extinguir esse cenário de mortalidade neonatal. Apesar de serem feitos projetos durante todo o mês, o dia 17 de novembro é definido como o Dia Mundial da Prematuridade.
De acordo com o Ministério da Saúde, há pelo menos 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, ou seja, são seis bebês a cada 10 minutos. O bebê é considerado prematuro quando ele nasce antes da 37ª semana de gravidez, pois o tempo correto para uma gestação seria de 37 a 42 semanas.
A ONG Prematuridade.com realizou uma pesquisa que mostrou que 55,6% dos participantes desconhecia o fato de que o parto prematuro é hoje a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. Já sobre o Brasil ser o 10º colocado no ranking mundial de partos prematuros, 64,6% desconhecem essa realidade, contra 35,4% que informaram ter ciência a respeito.
Ver todos os comentários | 0 |