A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta terça-feira (28) que foi registrado mais um caso de Febre do Nilo Ocidental. Esse é o sétimo caso envolvendo a doença registrada no estado.
Segundo informações da Sesapi, o novo caso registrado é envolvendo um adulto que foi internado em fevereiro deste ano no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, com um quadro de meningoencefalite.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Sesapi
O paciente teria começado a sentir os sintomas durante a sua passagem pela cidade de São Paulo, mas ele mora na cidade de Água Branca. Após a sua melhora clínica, ele recebeu alta. Agora saiu os resultados dos exames realizados no paciente que confirmaram que se trata de uma Febre do Nilo
A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí informou que outros seis casos correspondem a pacientes residentes nos munícios de Aroeiras do Itaim (2014), Picos (2017), Piripiri (2017), Lagoa Alegre (2019), Teresina (2019) e Amarante (2019). Casos em animais já foram registrados no Brasil, nos estados do Espírito Santo (2018), Ceará (2019) e São Paulo (2019).
A doença
Segundo o Ministério da Saúde, a Febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada por um mosquito, assim como Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre do Mayaro. O vírus é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex (pernilongo).
As medidas de prevenção recomendadas são semelhantes àquelas recomendas contra dengue, Zika e chikungunya: evitar a proliferação de criadouros e o contato com mosquitos transmissores. Um em cada 150 indivíduos infectados desenvolve doença neurológica severa devido a doença.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
FMS confirma quarto caso de Febre do Nilo em Teresina
FMS já investigou 399 casos suspeitos de Febre do Nilo em Teresina
Sesapi confirma morte de idosa por Febre do Nilo Ocidental
Ver todos os comentários | 0 |