Durante a aula de Fisiologia, ministrada aos alunos de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho, o Professor Tiago Gomes Silva realizou uma pequena palestra sobre a conscientização quanto ao Aedes aegypti. A ação atende a uma normativa do Ministério da Educação que solicita que as instituições superiores de ensino demandem alguma atividade no intuito de combate o mosquito Aedes aegypti, tendo em vista as doenças transmitidas por esse mosquito.
O Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya, também vem causando preocupação em todo país uma vez que transmite a Zika, doença que é a possível causa do aumento de casos de microcefalia. A microcefalia caracteriza-se pelo nascimento de crianças com perímetro encefálico igual ou menor que 33 centímetros e pode ser associada a má formação do cérebro por carência do Ácido Fólico (B9) ou secundária a causas diversas. O professor, que aproveitou o conteúdo programático da grade curricular para inserir o assunto, reforçou a importância do pré-natal durante as principais fases da gravidez e importância da gestante seguir a dieta que lhe é prescrita à risca, garantindo que os nutrientes responsáveis pela formação nervosa da criança sejam consumidos.
Imagem: DivulgaçãoConscienteização sobre mosquito Aedes aegypti
Durante a aula o professor alertou sobre as formas de prevenção contra o mosquito: “A fêmea do mosquito esconde seus ovos (que são escuros como borra de café) em vasos escuros, a fim de camuflá-los.” Segundo o professor, apenas esvaziar bacias e vasos não é suficiente. É necessário passar uma esponja nos recipiente para que os ovos sejam removidos. Tal manutenção deve ocorrer no mínimo uma vez por semana. O Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya, também vem causando preocupação em todo país uma vez que transmite a Zika, doença que é a possível causa do aumento de casos de microcefalia. A microcefalia caracteriza-se pelo nascimento de crianças com perímetro encefálico igual ou menor que 33 centímetros e pode ser associada a má formação do cérebro por carência do Ácido Fólico (B9) ou secundária a causas diversas. O professor, que aproveitou o conteúdo programático da grade curricular para inserir o assunto, reforçou a importância do pré-natal durante as principais fases da gravidez e importância da gestante seguir a dieta que lhe é prescrita à risca, garantindo que os nutrientes responsáveis pela formação nervosa da criança sejam consumidos.
Imagem: DivulgaçãoProfessor Tiago Gomes realizou pequena palestra sobre a conscientização quanto ao Aedes aegypti
Dando prosseguimento às atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti na FSA, no turno da tarde ocorreu uma ação de conscientização, por meio de abordagens aos alunos com informativos e dicas. A ação foi executada por alunos envolvidos na campanha, devidamente identificados e munidos com panfletos e orientações sobre as medidas de eliminação de potenciais criadouros de mosquito. Todas as ações desenvolvidas ao longo do dia fazem parte da mobilização nacional orientada pelo Ministério da Educação, entretanto, as atividades de enfrentamento ao mosquito permanecerão fazendo parte da rotina na FSA.Imagem: DivulgaçãoAção contra o mosquito Aedes aegypti na FSA
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |