O nível do Rio Guaíba, na cidade de Porto Alegre, caiu para 4 metros pela primeira vez desde o dia 3 de maio. A medição foi realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), no cais Mauá, nessa terça-feira (21).

O nível do rio chegou aos 5,35 metros devido as fortes chuvas no estado no início do mês, nível que superou a cheia de 1941, quando o Guaíba atingiu 4,76 metros.

Com a atual cheia do rio, ele transbordou e invadiu bairros e casas na cidade. Ao todo, 161 pessoas morreram, 806 ficaram feridas, 82 estão desaparecidas no RS, conforme levantamentos mais recentes da Defesa Civil.

Segundo informações da prefeitura de Porto Alegre, o nível da água estava 3,92m após uma medição realizada na manhã desta quarta-feira (22). Mesmo com a queda, o nível da água ainda é considerado elevado, já que a cota de inundação do Guaíba é de 3 metros, número que pode diminuir dependendo da região do Rio.

Nessa terça, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para tempestade no sudoeste e sudeste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.