Os alunos de 36 escolas públicas de Porto Alegre retornam às atividades durante esta semana. Dentre elas, 18 unidades da rede municipal voltarão a funcionar nesta segunda-feira (20), enquanto o restante tem previsão para voltar até quarta-feira (22).
A Secretaria Municipal de Educação determinou que todas as escolas que não foram atingidas pelas enchentes, e possuem abastecimento de água e energia elétrica, deviam retomar as aulas. Segundo o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, outras unidades que funcionam em parceria com o poder público do município também retornarão.
“Além da retomada das nossas unidades próprias, mais de 100 escolas de educação infantis conveniadas à prefeitura também entram em funcionamento na segunda-feira. Cerca de 50% dos nossos alunos retornarão às aulas normalmente”.
No primeiro momento, os servidores das instituições que foram atingidos pelas fortes chuvas não precisarão retornar ao trabalho. Durante esse período gradual de retorno às atividades escolares, a recomendação é que as escolas priorizem atividades lúdicas, recreativas e garantam até mesmo a refeição dos estudantes.
Aqueles que foram afetados pelas enchentes terão ausência justificada.
Estaduais
Em relação às escolas estudais, 70% já retornaram as aulas. Durante o período de fortes chuvas, 1.058 unidades espalhadas em 248 municípios foram afetadas. Por conta do número de escolas danificadas, o Ministério da Educação (MEC) dispensou que as instituições de ensino gaúchas cumpram mínimo de dias efetivos de trabalho nas escolas.