O diretor da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte, Humberto Gleydson Fontinele Alencar, foi demitido do cargo definitivamente pelo Ministério da Justiça . Ele já estava afastado do cargo após a fuga de dois detentos, e a oficialização da demissão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (05).
O ex-diretor estava à frente do presídio em 14 de fevereiro deste ano, data em que dois presos fugiram. De acordo com a portaria publicada nesta sexta, a dispensa definitiva começará a ser contada a partir do dia do afastamento.
Recaptura dos fugitivos
Rogério da Silva Mendonça , de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento , de 33 anos, foram recapturados na cidade de Marabá (Pará), nessa quinta-feira (04), após 51 dias foragidos. A dupla, integra a facção criminosa Comando Vermelho.
Eles foram recapturados em uma ação conjunta das Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF). A Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), afirmou que o relatório sobre a fuga aponta falhas na segurança e está avaliando a responsabilidade dos servidores da penitenciária no caso. No entanto, concluiu que não há indícios de corrupção interna.