O Flamengo até teve mais posse de bola e domínio do jogo, mas o Botafogo foi mais efetivo e venceu por 2 a 0, na quarta rodada do Brasileirão Série A . O duelo foi na manhã deste domingo (28), no Maracanã. Com a vitória, o Fogão agora lidera o campeonato de forma parcial. Já o Rubro-Negro caiu algumas posições. As equipes agora voltam a campo pela Copa do Brasil 2024.

Primeiro tempo

O Flamengo iniciou trocando passes e buscando espaço, chegando com perigo aos 3 minutos. Na ocasião, Arrascaeta lançou a bola na área e De La Cruz ajeitou de cabeça para Luiz Araújo, que da marca do cal, pegou de primeira e a bola passou tirando tinta da trave. O Botafogo reagiu aos 6 minutos, em boa jogada de contra-ataque, onde Júnior Santos foi parado por Fabrício Bruno.

O Flamengo estava buscando mais o ataque e conseguiu balançar as redes aos 11 minutos, mas não valeu. Arrascaeta cruzou na área e a bola parou livre para Léo Pereira, que ajeitou de peito para Fabrício Bruno chegar chutando de primeira e Bruno Henrique desviar para marcar e o árbitro assinalar impedimento do atacante. Aos 18, Pedro recebeu a pelota na marca do pênalti, mas ela não chegou com tanta precisão e o camisa 9 chutou mascado.

O Flamengo seguia com o domínio e mais passe de bola. Por outro lado, o Botafogo tinha dificuldade de sair jogando e mal conseguia passar do meio de campo. Aos 37 minutos, Luiz Araújo tentou em finalização da entrada da área, mas a bola passou por cima. O camisa 7 tentou novamente, dessa vez de mais perto, porém chutou para fora, prevalecendo o 0 a 0 no placar.

Segundo tempo

O Botafogo voltou com uma postura totalmente diferente e se mostrou mais eficaz, abrindo o placar aos 7 minutos. Em cobrança de escanteio ensaiada cobrada por Savarino, a bola parou na meia-lua para Luiz Henrique, que de primeira, pegou de chapa e deslocou o goleiro, um golaço.

O gol deu animada no Botafogo, que passou a partir mais para o ataque. Mesmo com esse cenário, o Flamengo não se intimidou e chegou com perigo aos 19 minutos. Arrascaeta fez bom cruzamento na área, Fabrício Bruno subiu mais que todo mundo e cabeceou tirando tinta da trave. O Fogão respondeu em jogada bem trabalhada aos 35. Na ocasião, Savarino recebeu bola na lateral e passou para Tchê Tchê, que deixou Jeffinho cara a cara com goleiro, fazendo o atacante chegar chutando para Rossi salvar com os pés em grande defesa.

Atrás no placar, o Flamengo seguia tentando e chegou com perigo aos 38 minutos. Wesley alçou a bola na área, Lorran subiu para cabear e a pelota passou rente ao travessão. O Rubro-Negro persistia, mas foi o Botafogo que se mostrou mais efetivo, ampliando aos 48 minutos. Após bola roubada no setor ofensivo, Savarino recebeu e deu passe açucarado para Jeffinho, que de frente para o gol, apenas deslocou Rossi, chutando no cantinho e matando o jogo.

Retrospecto

Com a vitória, o Botafogo assumiu a liderança provisória da competição com nove pontos. O Flamengo caiu três posições e foi parar na quinta colocação com sete pontos.

Próximos compromissos

As equipes agora voltam a campo pelo jogo de ida da terceira fase do Copa do Brasil 2024. O Flamengo terá pela frente o Amazonas nesta quarta-feira (01), no Maracanã, às 21h30. Já o Botafogo enfrentará o Vitória na quinta-feira (02), no Engenhão, às 19h.