Os complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, registraram cenas de guerra na manhã dessa sexta-feira (26) durante operação das forças de segurança contra líderes do Comando Vermelho, que atuam nas comunidades.
Vários vídeos gravados por populares e divulgados nas redes sociais mostram intensos tiroteios e carros incendiados, em resposta a chegada das forças policiais na área. Cerca de 350 agentes participaram da operação, que ainda contou com helicópteros e veículos blindados.
Durante a ação, foram apreendidos um fuzil, duas réplicas de fuzil, duas pistolas, maconha, granadas e munições de ponto 50. Ninguém foi preso. Escolas e serviços de saúde foram suspensos durante toda a sexta.
Em nota, a Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou que “a atuação em comunidades é parte das ações de combate à criminalidade e se trata de um trabalho fundamental, uma vez que a organização criminosa utiliza o Complexo do Alemão como bunker e ponto de partida para investidas em outros territórios, além de promover restrição de liberdade dos moradores e usar a população local como escudo”, diz trecho da nota.