O final da 32ª rodada do Brasileirão na noite dessa segunda-feira (06) trouxe ainda mais emoção e disputa pela taça, isto porque o Botafogo perdeu mais uma, acumulando o terceiro resultado negativo e vendo as suas chances de ser campeão despencarem para 35,2%. Os números são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Assim como em todo final de rodada, a UFMG atualizou os números dos times que estão na briga pelo título e daqueles que estão perigando para cair para a Série B do Campeonato Brasileiro. E após a derrota para o Vasco, por 1 a 0, o Botafogo viu as suas chances caírem drasticamente, uma vez que o clube já teve o incrível percentual de 90,7%.
Quem vem na cola do Glorioso, é o Red Bull Bragantino , o pequeno clube do interior de São Paulo, que atualmente ocupa a 3ª posição na tabela com 58 pontos, um a menos que o líder, tem 32,3% de chance de se sagrar campeão do Brasileirão. Outro clube que corre pelo título é o Palmeiras , que possui 25,4% de levantar a taça de campeão.
Agora, olhando para a parte inferior da tabela, a briga para evitar o rebaixamento é ainda mais acirrada, com pelo menos quatro times disputando a última vaga para escapar da Série B do futebol brasileiro. Na última posição, encontra-se o América-MG, que matematicamente já está rebaixado, com 100% de chances de cair.
O segundo clube com mais chances de ser rebaixado é o Coritiba, com 99,9977% de probabilidade de cair. Já na disputa, embora com menor probabilidade do que os outros times mencionados, está o Goiás, com uma porcentagem de 69,1%. Os times brigando pela última vaga são: Vasco, com 36,1%; Bahia, com 31,4%; Cruzeiro, com 24,5% e Santos, com 21,4%.
Olhando para estes números, nota-se a queda na probabilidade do Vasco da Gama em ser rebaixado, visto que o último estudo mostrava uma chance acima de 50%, com 60% de possibilidade de ser rebaixado para a Série B. O aumento na expectativa de permanecia na Série A se dá após as duas vitórias consecutivas do Gigante da Colina.
Outro time que teve alteração no seu percentual foi o Santos , que até vinha com resultados positivos e tinha uma chance de queda de 15,6%. Agora, após o empate com o Cuiabá, o Peixe teve as suas probabilidades de queda aumentadas para 21,4%.