O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu nesta quarta-feira (3) o nome do general Marcos Antônio Amaro dos Santos para assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A escolha foi feita durante um encontro com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o próprio general Amaro. Ele é indicação do comandante do Exército, general Tomás Paiva.
O general Amaro vai assumir o comando do GSI, substituindo também o general Gonçalves Dias, que renunciou ao cargo em 19 de abril, depois da divulgação de imagens em que é possível vê-lo com outros agentes do GSI durante os atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro.
Até o momento, a pasta esteve sob o comando interino de Ricardo Cappelli, que também atuou como interventor federal na segurança pública do Distrito Federal após as manifestações violentas. Desde que assumiu o cargo interinamente, Cappelli planejou uma reestruturação no GSI, que será apresentada a Lula. No fim de abril, pelo menos 146 funcionários do gabinete foram exonerados.
Amaro comandou a Casa Militar (como o GSI era chamado) no governo Dilma Rousseff (PT). Antes, foi responsável pela segurança da presidente por quase cinco anos. Ele está na reserva desde janeiro.
Ver todos os comentários | 0 |