Na manhã deste sábado (21), o presidente Lula viaja para Roraima para visitar os indígenas Yanomami. A visita visa fiscalizar a situação de desnutrição de crianças da comunidade no estado e elaborar um plano de ação para erradicar o problema.
Na sexta-feira (20), Lula relatou por meio das redes sociais: “recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã, viajarei ao estado para oferecer o suporte do governo federal, e junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”.
Bom dia. Chego agora pela manhã a Boa Vista e visitarei o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde conversarei com profissionais de saúde e povo Yanomami. Somaremos esforços na garantia da vida e superação dessa crise.
— Lula (@LulaOficial) January 21, 2023
Durante a visita, ele deve anunciar um hospital de campanha em Boa Vista. O governo pretende atender os indígenas que já estão na capital e, logo após, transportar outros entre a terra Yanomami e Boa Vista para que sejam examinados e tratados.
O governo também estuda construir bases de atendimento médico na própria terra Yanomami no futuro.
De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente viaja acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nísia Trindade; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; da Secretaria-Geral, Márcio Macedo; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias.
Como também, irão integrar a comitiva, o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba.
Ver todos os comentários | 0 |