O governador Wellington Dias (PT) entregou, na tarde desta quarta-feira (30), 50 motocicletas para a Polícia Militar do Piauí, que serão utilizadas pela ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). A solenidade ocorreu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.
Em entrevista ao GP1, o secretário de segurança, coronel Rubens Pereira, afirmou que, ao todo, o Governo do Estado vai entregar 344 veículos para policiamento ostensivo e, nesse primeiro momento, 50 motocicletas ficarão à disposição da corporação.
“Aqui fazemos a entrega de 50 motocicletas, de um total de 344 motocicletas. O restante ainda será entregue. Nós também temos entrega de fuzis, armamentos de forma a melhorar as condições de trabalho dos policiais e o mais importante é saber que com o policiamento motorizado, utilizando-se a motocicleta, nós vamos dar mais flexibilidade à polícia ostensiva. O que mais tem incomodado a população, são furtos, roubos, esses crimes contra o patrimônio que perturbam a população na parada de ônibus, na ida para o trabalho, na ida e retorno para casa e o policiamento motorizado dá essa flexibilidade, para inibir mais ainda aqueles que querem cometer esses crimes”, pontuou.
O secretário frisou que os demais veículos serão entregues com recursos do Tesouro Estadual, além do apoio de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, que disponibilizou recursos para a melhoria na atuação do policiamento nas ruas.
“Hoje não há para a Polícia Militar nenhum município que não tenha sido beneficiado com a aquisição de viaturas e agora desse grupo de 344 motocicletas nós estamos entregando aqui 50, mas nós temos ainda todos com todas essas trezentas com recursos do governo estadual, são nove milhões e quinhentos mil reais. Nós temos proveniente de emenda do deputado federal Fábio Abreu mais de 44 motocicletas que estão chegando também. Então são investimentos também em armamentos, equipamentos de proteção, tudo isso com esse objetivo de avanço”, acrescentou.
O deputado Fábio Abreu destacou ainda a importância dos novos veículos para a Polícia Militar do Piauí. Segundo o parlamentar, os policiais da ROCAM possuem a tradição de serem ágeis e as motos vão ajudar nas diligências. “Os policiais vão receber motos equipadas e novas prontas para o uso. A característica desse policiamento é ser muito ágil para dar uma contra resposta muito boa em função da diminuição da criminalidade”, detalhou o deputado.
O governador ressaltou que os indicadores sobre a Segurança colocam o estado do Piauí com um dos melhores na região Nordeste, no entanto, há ainda que se buscar melhores resultados para alcançar números positivos em uma conjuntura nacional.
“É um dia de muita alegria, porque eu sei a importância de a gente cuidar com essas equipes de motocicleta, com policiamento para essa parte de roubo, furto, que é isso que incomoda muito a população. Já tivemos resultados melhores em janeiro, fevereiro e março e a ideia é fechar o ano de 2021 com o Piauí, que já é primeiro lugar em mais segurança no Nordeste, e ir para uma posição melhor a nível nacional. Eu digo que a gente tem problema na segurança, mas se a gente olhar para trás e a gente tem hoje uma posição muito melhor. Quem diria o Piauí ser hoje o melhor em indicador de segurança do Nordeste, entre os dez melhores do Brasil. Eu sei que tem que melhorar, sim, eu também quero, mas olhando para trás temos que agradecer a todas as equipes, militar, civil, inteligência, essa integração com a própria Polícia Federal, Rodoviária que vai nos ajudando a melhorar indicadores”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |