O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), em Brasília, na manhã desta quarta-feira (9). Esse foi o primeiro encontro de Lula com Arthur Lira desde o resultado das eleições de segundo turno, realizado no dia 30 de outubro desse ano.
A reunião também contou com a presença do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e dos deputados José Guimarães (PT-CE), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, além do ex-ministro Aloizio Mercadante.
Lula fez uma postagem na rede social. “Hoje me encontrei pela primeira vez com o presidente da Câmara dos Deputados, @oficialarthurlira. O país precisa de diálogo e normalidade”, escreveu Lula no Instagram.
Aliado de primeira hora
Arthur Lira é um dos principais aliados do atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL). No entanto, já sinalizou que pode vir a integrar o futuro Governo Lula.
"O encontro teve um tom muito bom, amistoso. Foi uma reunião protocolar. Esse primeiro encontro mostra uma abertura de diálogo na busca de entendimento com o país e a votação das matérias”, disse o deputado José Guimarães.
Resultados positivos
Na avaliação do mundo político, a aproximação com Lira será fundamental para que o presidente eleito avance, ainda neste ano, com propostas de interesse de Lula. Entre as pautas, a equipe do petista negocia a aprovação da PEC de Transição, que entre outros pontos, sugere furar o teto de gastos para garantir o pagamento de R$ 600 para o Auxílio Brasil a partir de 2023.
Visita a outros Poderes
Lula deve se reunir ainda com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. A expectativa é de que o petista se encontre ainda com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ver todos os comentários | 0 |