O bloco de oposição na Assembleia Legislativa do Piauí, composto por sete deputados do Progressistas e um do Republicanos, deixou as portas abertas para a possibilidade de votar em um nome do PT no pleito que definirá o novo presidente da Alepi e demais nomes da mesa diretora, caso esse seja o entendimento do grupo.
Apesar de ainda não ter uma declaração formal do time oposicionista, a sinalização animou o Partido dos Trabalhadores, que esteve em campo oposto ao do PP nas eleições estaduais desse ano. Sobre o aceno dos ‘adversários’, o GP1 conversou neste domingo (16) com o deputado petista Franzé Silva. Ele disse que esse aceno ajudaria a manter o entendimento de que a maior bancada tem o direito de eleger o presidente da Casa.
“Muito importante essa sinalização da oposição em votar conosco. Define a eleição dentro da tradição da Casa em ter o presidente saindo da maior bancada eleita [que seria do PT, com 12 deputados]”, disse Franzé.
Nomes cogitados
Do PT o nome mais cotado para disputar a presidência é do próprio Franzé, que na condição de vice-presidente da Alepi, vai assumir o comando da Casa já que o presidente atual, deputado Themístocles Filho (MDB), foi eleito vice-governador do Estado e terá que renunciar ao cargo.
Já do MDB, três nomes circulam como possíveis interessados em concorrer à presidência da Assembleia Legislativa, são eles: João Mádison, Severo Eulálio e Georgiano Neto.
Ver todos os comentários | 0 |