Há apenas 89 anos, as mulheres nem sequer participavam da vida política do país, uma vez que eram proibidas de votar. Foi somente em 24 de fevereiro de 1932 que o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino.
Carlota Pereira de Queirós foi a primeira mulher brasileira a se eleger deputada federal. Eleita pelo estado de São Paulo em 1934, fez a voz feminina ser ouvida no Congresso Nacional. No Piauí, a primeira mulher a se eleger deputada federal pelo estado foi Myriam Nogueira Portella Nunes em 1986. O Piauí se despediu de Myriam no dia 7 de abril de 2020, que faleceu aos 87 anos.
Hoje, das 10 cadeiras do Piauí na Câmara Federal, quatro são ocupadas por mulheres, uma delas a deputada Iracema Portella, filha de dona Myriam.
Deputadas federais piauienses
Iracema Portella (PP)
Rejane Dias (PT)
Margarete Coelho (PP)
Marina Santos (Solidariedade)
Deputadas estaduais
Apesar da representatividade feminina na política local, as mulheres ainda são minoria na Assembleia Legislativa do Piauí. Dos 30 deputados que compõem a Casa, apenas seis são mulheres, são elas:
Elisangela Moura (PC do B)
Flora Izabel (PT)
Janaínna Marques (PTB)
Liziê Coelho (PTB)
Lucy Soares (PP)
Teresa Britto (PV)
Mulheres na Câmara Municipal de Teresina
Nas eleições municipais de 2020, cinco mulheres foram eleitas para ocuparem o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Teresina. Uma conquista importante, mas um quantitativo que representa apenas 17,24% do total de vereadores.
Fernanda Gomes (Solidariedade), Elzuila Calisto (PT) e Thanandra Sarapatinhas (Patriota) se elegeram pela primeira vez. Pollyana Rocha (PV) foi reeleita ao cargo e Teresinha Medeiros (PSL), que ficou na suplência na eleição passada e chegou a assumir o cargo, também conseguiu se eleger.
Dos 29 vereadores, 5 são mulheres
Pollyana Rocha (PV)
Teresinha Medeiros (PSL)
Fernanda Gomes (Solidariedade)
Elzuila Calisto (PT)
Thanandra Sarapatinhas (Patriota)
Ver todos os comentários | 0 |