O deputado estadual Rubem Martins (PSB) teve requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde solicita que sejam retomados os programas Ronda Cidadão e a Companhia Independente de Polícia Militar Comes e Damião (Codam). O pedido será encaminhado ao governador Wellington Dias (PT)
Rubem Martins explica que os altos índices de violência no Estado do Piauí, principalmente na cidade de Teresina, estão preocupando a população e por isso existe a necessidade de retornar com os programas que fazem uma segurança pública mais interativa e comunitária.
- Foto: Lucas Dias/GP1Rubem Martins
“O objetivo desta proposição é uma reivindicação da sociedade piauiense que exige uma segurança pública eficiente e atuante que venha a reforçar, resgatar e assegurar o policiamento nas ruas e em locais de grande movimentação como paradas de ônibus, bancos, loterias, faculdades, escolas, praças, parques, pontes, supermercados e freiras ou logradouros de todos os bairros e vilas do Estado do Piauí, haja vista que nas últimas pesquisas divulgadas em abril do corrente ano, foi considerado o terceiro estado mais violento do Brasil, perdendo somente para o Ceará e o Maranhão”, explicou.
O programa Ronda Cidadão foi implantado na gestão do irmão de Rubens Martins, o ex-governador Wilson Martins (PSB) e encerrado pelo governador Wellington Dias. O parlamentar explica que estados como Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e Goiânia estão retornando com esses tipos de programas.
“Conforme o artigo 144, inciso V e § 10 da Constituição Federal atribui às policiais militares caracterização e órgãos de atividade permanente de segurança pública, atuando como força auxiliar e reserva do Exército, cabendo a elas a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas”, justificou o deputado.
Ver todos os comentários | 0 |