O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (08), sem alterações, a medida provisória que trata da reforma do Ensino Médio. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 13 contrários e agora segue para a sanção do presidente da República, Michel Temer.
De acordo com informações do G1, após a aprovação pelo Senado, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou nota informado que o presidente Michel Temer acompanhou a votação e congratulou-se com o Congresso.
Segundo Temer, a iniciativa conclui "com êxito um longo ciclo de debates". Ele disse que as soluções eram conhecidas pelos políticos, pela sociedade e por especialistas, mas "faltava vontade política para chegar a um resultado com a urgência exigida pelo assunto".
- Foto: Andressa Anholete/Estadão ConteúdoPlenário do Senado
O ministro da Educação, Mendonça Filho, também comemorou a aprovação. Trata-se de uma grande e importante mudança no ensino médio, que tem apresentado indicadores negativos", afirmou à imprensa após a sessão.
Entre as principais mudanças da reforma está a ampliação de 50% para 60% a composição do currículo da etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum. Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
Ver todos os comentários | 0 |