O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) retirou dos governadores do Nordeste a execução de obras destinadas ao combate a seca para transferi-la ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão controlado predominantemente por peemedebistas.
A equipe de Temer também decidiu aumentar o valor repassado a Estados governados pelo PMDB, como Sergipe e Alagoas. De acordo com informações do Estadão, a decisão ocorreu após uma reunião no Palácio do Jaburu, no último domingo (14), entre o presidente interino e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, presidente em exercício do PMDB do Pará e filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).
- Foto: Evaristo SáMichel Temer
A decisão de Temer contraria um acordo feito pela presidente afastada Dilma Rousseff de que caberia aos governadores a gestão desses recursos. Segundo o Ministério da Integração Nacional, a escolha de transferir a gestão de recursos de deu porque, na avaliação do governo, o Dnocs é o órgão que possui “anos de experiência em obras contra a seca”.
“A expertise do Dnocs está acima de qualquer questionamento. É o órgão que tem mais know-how e especialização em obras emergenciais de seca”, disse o ministro, por meio de sua assessoria.
Ver todos os comentários | 0 |