Fechar
GP1

Política

Padre Walmir reúne vereadores para tratar sobre empréstimo

A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira, 7, e contou com a presença da maioria dos vereadores da base aliada.

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), reuniu-se à portas fechadas na tarde desta quinta-feira, 7, com os vereadores da base aliada. Na pauta do encontro a discussão de um projeto de empréstimo no valor de 20 milhões de reais junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir quer contrair empréstimo de R$ 20 milhões junto ao BNDES(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir quer contrair empréstimo de R$ 20 milhões junto ao BNDES
O encontro foi realizado na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal, com início às 15 horas e término às 16 horas. Da base aliada do prefeito estiveram ausentes os vereadores Severino Luz (PDT), que se encontrava no velório de sua mãe e Dalva Mocó, que acompanha o marido Didi Mocó, internado em uma UTI em Teresina.

Além do prefeito Padre Walmir, também participou do encontro com os vereadores da base, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Ondei Rocha. Foi ela quem deu maiores detalhes sobre o projeto de empréstimo que a Prefeitura de Picos pretende contrair.
Imagem: José Maria Barros/GP1Reunião foi realizada no Palácio Coelho Rodrigues(Imagem:José Maria Barros/GP1)Reunião foi realizada no Palácio Coelho Rodrigues
Como se trata de pedido de empréstimo é preciso que a Câmara Municipal de Picos aprove, em duas votações, e por maioria absoluta, o projeto enviado pelo Executivo. Como o legislativo está de recesso é necessário a convocação de duas sessões extraordinárias.

Projeto

O empréstimo pretendido pelo Padre Walmir é junto ao BNDES, através da Política de Dinamização Regional (PDR), que, segundo o banco, é focada na redução das desigualdades regionais e sociais de renda. O dinheiro poderá ser investido em obras de infraestrutura, como calçamento, e atividades produtivas capazes de criar condições econômicas para atração de outros investimentos.

Classificado como de média renda inferior, o município de Picos poderá contrair um empréstimo de até 20 milhões de reais. O prazo de pagamento será de quinze anos, com dois anos de carência.
Imagem: José Maria Barros/GP1Em 2014 Câmara de Picos autorizou o então prefeito Kléber Eulálio a contrair empréstimo de oito milhões(Imagem:José Maria Barros/GP1)Em 2014 Câmara de Picos autorizou o então prefeito Kléber Eulálio a contrair empréstimo de oito milhões

Em maio de 2014, a Câmara Municipal de Picos autorizou o então prefeito Kléber Eulálio a contrair um empréstimo no valor de oito milhões. O gestor renunciou ao mandato um ano e um mês depois, sem que o dinheiro tenha sido liberado.

Demissão


Durante a reunião com os vereadores da base, o Padre Walmir não falou sobre a demissão dos servidores contratados e comissionados. A portaria foi assinada por ele na última segunda-feira, 4, sem ouvir os aliados, que, segundo apurou o GP1, ficaram insatisfeitos com a medida e podem não querer aprovar a autorização para o empréstimo.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.