Fechar
GP1

Política

Padre Walmir não quer devolver Secretaria da Saúde ao PTB

Apesar das pressões o prefeito de Picos não pretende atender à reivindicação do PTB, mesmo o partido integrando sua base de apoio.

Dez dias após se reunir à portas fechadas com o ex-prefeito de Picos José Néri de Sousa (PTB), o atual gestor, Padre José Walmir de Lima (PT), não dá nenhum sinal de que vai atender às exigências do PTB. A sigla quer de volta a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente sob o comando do suplente de vereador José Venâncio de Sousa Filho, Dudé (PT).
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir resiste a ideia de devolver a Saúde para o PTB(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir resiste a ideia de devolver a Saúde para o PTB
Durante encontro com o Padre Walmir semana passada e falando em nome do PTB, o ex-prefeito José Néri de Sousa pediu de volta a Secretaria Municipal de Saúde, que foi gerida pelo partido no início da administração do petista. O atual gestor ficou de pensar e dar uma resposta, mas até o momento resiste em ceder à proposta.

A ideia de o PTB retomar o comando da Secretaria Municipal de Saúde não agradou à cúpula do Partido dos Trabalhadores, em Picos, e muito menos o atual titular da pasta Dudé. Informações de bastidores dão conta de que ele já teria se adaptado ao cargo e não tem nenhuma intenção de sair.
Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de Saúde Dudé assina portaria de nomeação(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário de Saúde Dudé assina portaria de nomeação
Militante do PTB confidenciou ao GP1 que na noite de quarta-feira (11) o Padre Walmir teria dito que não tem intenção de devolver a Secretaria de Saúde ao PTB, embora sua vontade seja continuar tendo o partido na base aliada. Na ocasião o gestor estava acompanhado de Dudé e não escondeu o seu ponto de vista sobre o assunto.

O presidente do diretório municipal do PT, Zacarias Teixeira, disse que o partido já se reuniu para tratar sobre o assunto e que ainda vai procurar o ex-prefeito José Néri de Sousa para conversar. Ele entende que o PTB é um aliado importante e que deve continuar na base, apoiando e participando do governo do Padre Walmir.
Imagem: José Maria Barros/GP1Sede da Secretaria Municipal de Saúde(Imagem:José Maria Barros/GP1)Sede da Secretaria Municipal de Saúde
Na edição de ontem, 11, do Diário Oficial dos Municípios, foi publicado um decreto que reforça ainda mais a posição demonstrada pelo Padre Walmir, de que não pretende, pelo menos por enquanto, mexer no comando da Secretaria Municipal de Saúde.
No decreto assinado no último dia 10 de novembro, o Padre Walmir autoriza José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé, em conjunto com o tesoureiro, Raniery Dantas de Lima, a movimentar as contas da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Dia.
Imagem: Divulgação Cópia de decreto autorizando Dudé a movimentar contas da Saúde(Imagem:Divulgação )Cópia de decreto autorizando Dudé a movimentar contas da Saúde

Rompimento

A reportagem do GP1 apurou que caso o Padre Walmir não atenda a reivindicação do PTB, o partido poderá não participar diretamente da sua campanha à reeleição. As lideranças do PTB não falam em rompimento, mas de um possível distanciamento.

Filiados ao PTB com bom trânsito junto às lideranças do partido, alegam que o Padre Walmir é quem vai escolher. Se fica com um potencial de seis mil votos [densidade eleitoral do PTB] ou com 300 votos [que seria o potencial do atual secretário de Saúde Dudé].

Nas eleições de 2012 Dudé concorreu a uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Picos pela coligação “Fé e Coragem para Mudar”, formada pelos partidos do PT, PCdoB e PTC. Conseguiu 289 votos, o equivalente a 0,73% dos votos válidos, e ficou na quarta suplência.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.