O deputado estadual Francisco Limma (PT) admitiu, nessa terça-feira (4), que não está descartada a possibilidade de sua base nos municípios piauienses direcionar votos ao senador Ciro Nogueira (Progressistas) nas eleições de 2026.
O posicionamento de Francisco Limma reflete um descontentamento geral entre os deputados estaduais e federais do PT, que pleiteiam uma vaga de senador na chapa majoritária liderada pelo governador Rafael Fonteles (PT). As duas vagas estariam garantidas ao senador Marcelo Castro (MDB) e ao deputado Júlio César (PSD).
Francisco Limma afirmou que, mesmo que os parlamentares cheguem a um acordo, se os conflitos se intensificarem, as bases podem seguir outro caminho em 2026. “Se os conflitos se intensificarem, mesmo que as lideranças façam um acordo, isso vai terminar dificultando um entendimento. Nós queremos eleger os dois senadores da bancada do presidente Lula, mas, se ficarmos tensionando entre nós, o acordo de lideranças não impede o povo lá na base de caminhar em outros rumos”, disse o deputado do PT.
Na semana passada, os deputados petistas se reuniram com o governador Rafael Fonteles e com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social. No encontro, os parlamentares reafirmaram a reivindicação de vaga na chapa majoritária, e alguns deles admitiram que poderiam direcionar votos a Ciro Nogueira, caso não fossem contemplados.